O futuro das revendas agrícola

Está na hora do próximo passo no crescimento de sua Revenda

A um pé dos 40 anos serviço, consideramos possível afirmar que conhecemos um pouco do mercado de revendas agrícolas no Brasil.O projeto novos rumos, estruturou diversas ferramentas tecnológicas e serviços de marketing, através do grupo de empresas parceiras da Agro fauna. Vamos conversar um pouco sobre o nosso conhecimento e como podemos ajudar no crescimento de sua revenda.


Como se revendia Defensivos no passado

Grande parte das revendas no ramo de insumos agrícolas que iniciaram a partir dos anos 80 nasceram com as ofertas da Agro-Fauna, algumas com muito sucesso e outras fracassadas. As que se sustentaram trabalharam muito bem a questão de relacionamento com o produtor rural e fornecedores. Ter um sistema de revenda no Brasil antigamente era muito simples, inicialmente não havia nem receituário agronômico, posteriormente as exigências cresceram a nível de fechar uma grande quantidade de estabelecimentos por não estarem nos padrões exigidos para o funcionamento. Os principais fornecedores fecharam áreas de atuação, dificultando o processo de compra dos produtos nobres,com isso o custo dos fretes passou a ser limitante para diversos produtos, levando a interrupção de muitas formulações. Sem comentar as extravagâncias da fiscalização da Secretarias da Agricultura. A Agro-Fauna nunca se Curvou ao Cercamento de liberdade comercial imposto pelas marcas originais, e buscou o produto mais barato nos quatro cantos do Brasil para levar a melhor condição de venda ao nosso Cliente Parceiro. A Agro-Fauna que sempre esteve dentro da Tecnologia, amparada por um departamento de Marketing de primeira linha, agora se apresenta muito mais forte com uma parceria independente no projeto novos rumos. Desde início o maior propósito foi estar cada vez mais introduzidos neste mundo virtual, onde os negócios são realizados instantaneamente, fugindo das amarras do cerceamento do fabricante, e muitas vezes comprando com custo muito competitivo pequenas quantidades. Queremos nossos parceiros fortificadoss com as mesmas ferramentas virtuais que temos. Desejamos que os negócios sejam feitos no campo pelo nosso aplicativo emprestado aos nossos clientes e acessado pelo fazendeiro que já não deseja atender um vendedor desqualificado que onera o custo da compra. O cliente moderno não tem tempo de ir a sua loja bater aquele papo de 20 anos atrás, ele deseja a informação precisa e muito rápida.




Agora o pequeno produtor também irá comprar de grandes players

Hoje o comportamento do consumidor mudou muito em relação a 20, 40 anos atrás.O novo consumidor decide o que comprar, quando comprar e com quem comprar, por mais que uma revenda seja referência em uma determinada região, o produtor rural está acessando diversos sites para verificar se o preço do produto está adequado, se a informação do agrônomo é valida ou não. Tem acesso a muitos aplicativos, visualiza tudo no Youtube, e muitas vezes verifica que é muito mais cômodo realizar a compra sem nem mesmo sair de casa.




Como se adaptar a essa mudança e crescer

Primeiro ponto que deve ser pensado é no que sempre deu certo para o revendedor, como analisado durante esses nossos anos de experiência, o que mais deu certo foi o relacionamento e confiança criado entre revenda e produtor rural, isso deve ser fortalecido e intensificado através dos novos canais de comunicação que temos disponíveis no marketing digital como: sites, loja virtual, redes sociais, vídeos e podcasts. Mesmo se o produtor for pesquisar por determinado assunto ele poderá te encontrar e comprar em sua loja virtual. Quando tratamos desse assunto, estamos falando de realizar um Marketing melhor estruturado a realidade atual.
O segundo ponto, tão importante quanto o primeiro, seria a tecnologia, a revenda precisa sempre pensar em otimizar os resultados e reduzir os custos deste processo, nesse sentido que a tecnologia vem nos ajudar a tornarmos mais competitivos, exemplos práticos que utilizamos na Agro-Fauna são: A CAF (Calculadora Automática de Fretes) onde sempre nos traz os menores preços de fretes; Nosso Sistema de ERP RTC que automatiza todo processo contábil, financeiro, comercial e logístico; Softwares para automatizar envios de e-mails marketing diários para seus cliente, assim ele sempre saberá de suas promoções; CRM que auxilia no processo de gravação de toda negociações dos seus vendedores com os clientes; aplicativos que aumentam o engajamento do seu cliente com o seu negócio; chatbot automático para seu cliente ser sempre atendido prontamente; Entre muitos outras aplicações em Web que podemos utilizar.