Estímulo de consumo aos produtos orgânicos

Em ação destinada a comercialização dos produtos orgânicos dos pequenos produtores rurais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou no dia 8 de junho a 16º (décima sexta) campanha anual voltada a promoção de produtos orgânicos.



Apesar do projeto já ser realizado a 15 edições, nesse ano ele aparece com mais notoriedade e extrema importância por causa dos reflexos que a pandemia do covid-19 tem causado à produção familiar e agricultura sustentável.
A atual Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina destacou as diferente formas de comercialização e distribuição de produtos orgânicos frescos durante o periodo pandêmico. Na estreia online da campanha a ministra comentou que boas ideias surgem nos momentos de crise. "Tem muita gente se unindo para oferecer esse tipo de serviço porque é também na hora da crise que surgem as boas ideias. É muito importante apoiarmos financeiramente esses empreendedores, pois estaremos garantindo, além de alimento saudável para nossas famílias, geração de renda para produtores que enfrentam com resiliência este momento difícil, e que vão continuar precisando do apoio do governo e da sociedade para se reerguer."
Segundo nota divulgada pelo ministério, a campanha visa criar redes que facilitem a comercialização e incentivem a produção de alimentos baseados em agroecologia – uma forma de produção voltada aos agricultores familiares que busca geração de renda de forma sustentável. De acordo com o Mapa, atualmente há cerca de 21 mil produtores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
O Mapa ofereceu, nos dias 8 e 9 de junho, seminários especiais voltados para o tema da produção e do consumo de orgânicos. Interessados em conseguir a certificação também receberão, durante as apresentações, orientações necessárias para participar da iniciativa. Os seminários serão feitos por lives no canal do ministério no YouTube.



Fontes:Agência Brasil