Expansão digital no agronegócio brasileiro

Avanço digital e inclusão tecnológica são temas totalmente pertinentes em qualquer área de atuação nos dias de hoje e no ramo do agronegócio não é diferente. Caminhando rumo ao futuro já é muito comum escutarmos sobre Agricultura 4.0 ou Agricultura digital que baseia-se em um conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor nas atividades rurais. Isso inclui softwares e dispositivos que coletam e analisam dados sobre a lavoura para viabilizar a automação e dar base para decisões estratégicas.





Desfrutando desse novo olhar para o agronegócio a empresa suíça de sementes e defensivos agrícolas Syngenta escolheu o Brasil como local para lançar uma gama de serviços digitais para o setor que, segundo a companhia, tornarão os agricultores do país ainda mais competitivos em cenário global.

Os serviços que serão lançados incluem softwares e imagens via satélite das áreas de cultivo. Em entrevista para a Reuters, o diretor de Informações e Serviços Digitais da Syngenta, Greg Meyers fez a seginte declaração, “Nosso foco não é tentar vender softwares. O foco é em como usar melhor os produtos que já vendemos”.

O fomento da agricultura digital se tornou ainda mais importante durante a pandemia de covid-19, devido ao isolamento social e sua implicação no funcionamento de atividades rurais que necessitam de suporte humano. De frente com problema muitos produtores que se sentem confortáveis com tecnologia da informação estão começando a usá-la porque necessitam para seguir com seus negócios. Segundo o partal de notícias AGROemDIA no mês de maio, houve um aumento de 400% no uso de produtos da Syngenta como fotos de satélites para o monitoramento das condições agrícolas no Brasil. Os serviços oferecidos pela Syngenta, já estão presentes no monitoramento de cerca de 4,5 milhões de hectares no Brasil com perspectivas de um aumento exorbitante no próximo ano.

Fontes: AGROEMdia , Syngenta